Revolução Industrial 2ª Semana Eixo Natureza e sociedade

28/08/2020 20:32

A   REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

 

 

          Por volta de 1750, começaram a ocorrer na Inglaterra importantes mudanças nas atividades econômicas. As antigas manufaturas foram dando lugar às fábricas. Capazes de produzir grande volume de mercadorias. No interior delas, em vez de artesão, maquinas controlada por operários. Esse conjunto de mudanças deu-se o nome de Revolução Industrial. Iniciada na Inglaterra, e  se espalhou para outros países da Europa e Estados Unidos e outras regiões do mundo.

 

                                      Mudanças no modo de produção

 

                Esse processo provocou mudanças na forma de fazer, transportar e comercializar mercadorias. Ao longo da História, podemos caracterizar três formas principais da transformação de matéria-prima:

  • Artesanato- Nesse sistema o trabalhador faz tudo sozinho: O tecelão faz o fio e terce, produzindo tecidos; O sapateiro prepara o couro, recorta-o e costura-o confeccionando o sapato.
  • Manufatura- A partir do final da idade média, muitos artesões passaram a trabalhar para um senhor, em geral comerciante. Nesse caso o senhor fornecia a matéria-prima. E o artesão fazia o produto.
  • Maquinofatura- É nesse processo que surgem as fábricas, com largas utilização das maquinas em substituição as ferramentas e o próprio trabalho humano.

 

                               A  revolução industrial em movimento

 

             O desenvolvimento de máquina foi fundamental para o processo de industrialização, que transformou completamente as relações entre o trabalhador e os meios de produção. Além disso, as máquinas passaram a fazer em pouco tempo trabalhos que antes requeriam grande especialização. Diversas outras circunstâncias foram importantes para o desenvolvimento industrial.

* A expansão do comércio;

* Crescimento do mercado consumidor;

* A abolição das limitações do mercantilismo.

 

                                 O  Processo de mecanização

 

              A princípios, as máquinas podiam ser movidas pela força muscular de pessoas ou animais. A máquina a vapor, aperfeiçoada por James Watt, em 1765, com base nesse invento, desenvolveram-se outras máquinas a vapor, como a locomotiva que surgiu em 1803. Assim várias máquinas foram criadas para dinamizar a produção. Que dessa maneira, foi se mecanizando, para os usos diversos.

 

 

 

 

                                          O Pioneirismo inglês

 

              Como principal potência econômica do século XVII, a Inglaterra acumulou grande riqueza. O país possuía grande disponibilidade de capitais para aplicar na industrialização. Grande parte do poderio Inglês foi conquistada com o ato de navegação e a revolução gloriosa. O ato da navegação foi um conjunto de decretos baixados por Oliver Crowell. Estabeleciam que apenas os navios ingleses podiam realizar os transportes de produtos procedentes da Inglaterra. A revolução gloriosa por sua vez estabeleceu na Inglaterra a supremacia do parlamento sobre a monarquia.

 

                                        As novas relações sociais

 

              As mãos-de-obra das fábricas eram constituídas por antigos camponeses que se haviam deslocado para as cidades. Os operários, inclusive mulheres e crianças eram superexploração, recebia salários baixíssimo, a jornada de trabalho podia chegar a 17 horas diárias, e eram proibidos de reivindicar seus direitos. Foram essas relações que deram origem aos movimentos operários.

 

                                        Conseqüências da revolução industrial

 

            A partir da revolução industrial o mundo não seria o mesmo. Mecanização, novos produtos, poluição ambiental e conflitos sociais, passariam cada vez mais, a fazer parte do cotidiano da maioria das sociedades. Algumas das principais conseqüências da revolução Industrial :

* Utilização constante da máquina e a perda, por parte do trabalhador, do controle sobre o próprio trabalho;

*Crescimento da urbanização e despovoamento das áreas rurais;

* Ruínas dos artesões, que não conseguiram competir com mercadorias mais baratas.   

              

                                             REFERÊNCIA

             PILETTI, Nelson, Claudino. História & vida integrada, Ática, São Paulo, 2002.

     

            Professor: Beto Mendonça

            8º Ano   

  

         Questões sobre Revolução Industrial

 

 

 

  1. Explique como surgiu a Revolução Industrial?

 

 

 

 

 

2- Qual a diferença entre artesanato e manufatura?

 

 

 

 

 

3- Faça um comentário sobre as invenções de James Watt.

 

 

 

 

4- O que você entendeu sobre o Ato de navegação e a Revolução Gloriosa?

 

 

 

 

 

 

5- As novas relações sociais mudaram a vida dos camponeses e deram origem os movimentos operários, fale os motivos das reclamações?