Restaurada capela de Nossa Senhora do Desterro

15/10/2013 22:04

 

 

Aconteceu na tarde do de 28 de setembro de 2013, a celebração de uma missa em ação de graças, oficiada pelo Arcebispo da Paraíba, DOM ALDO PAGOTTO, e Padre Moacir e Gabriel sacerdotes e a comunidade, na capela de Nossa Senhora do Desterro localizada no Assentamento Canudos (antiga fazenda Maraú) zona rural de Cruz do Espírito Santo – PB.

            Foi construída por Carlos Gomes de Melo em (1869) sendo restaurada no período de dezembro de 2012 a setembro de 2013 por iniciativa particular.


A capela situa-se sobre uma elevação, de forma que é visível a partir do Rio Paraíba, distante 500 metros, do Engenho Santana, na margem oposta. Seu único registro identificado é de 1910, quando aparece sem vínculo com outra propriedade – indício de que possuiu patrimônio próprio. Ela é o segundo exemplar paraibano com alpendre (Santa Rita, Capela de Nossa Senhora do Socorro), e apresenta outros elementos usuais nas capelas dos séculos XVII e XVIII: janelas frontais no rés do chão e duas sacristias ligadas à capela mor por arcos. Contudo, é possível que seja mais recente, com elementos arcaizantes. Como demonstraram Saia e Azevedo, o alpendre permitia que mais pessoas pudessem assistir à missa e, simultaneamente, as hierarquizava espacialmente. As sacristias abertas, reservadas aos mais poderosos e suas famílias, tinham funções semelhantes. Sem proteção legal e com pouco uso, a capela teve o alpendre demolido na década de 1990. Foi reconstruída em 1998 por iniciativa particular, segundo Juliano Loureiro de Carvalho. E totalmente restaurada (santos, madeiramento, telhado, piso rústico, bancos, portas, janelas, altares, sacrário).
 

Por: Beto Mendonça