Jornada Pedagógica para início do não letivo 2019

22/02/2019 22:57

Aconteceu nesta segunda feira dia  4 de fevereiro 2019 as 8 horas foi iniciado a Jornada Pedagógica para todos profissionais do Sistema Municipal de Educação de Cruz do Espírito Santo PB,  a formação ocorreu na Escola Renato Ribeiro Coutinho, sendo dividido em duas etapa a primeira no dia 04 durante o dia todos com orientações básicas de planejamentos e oficinas pedagógicas, a segunda etapa no dia 05 nas 17 escolas, creches e nos quatros anexos.

 Na chegada dos participante foi realizado um credenciamento, em seguida o  e seguida café da manhã, e seguia para as salas de aulas de acordo com a modalidade de ensino, de acordo com a equipe que preparou a formação foram dividida em quatro sala: Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização, 4° 5° ano e EJA, Fundamental II e EJA II.

A formação, iniciou as 8:00 as 12 horas onde houve uma parada para o almoço, voltou as 13:00 até às 16 horas, durante este períodos foram realizados exposições de conteúdos com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) No fundamental I foi adotado o seguinte critério numa sala pela manhã foi trabalhado conteúdo de Matemática e a tarde da Língua Portuguesa, este revezamento de professor ocorreu no ciclo de alfabetização e no 4º e 5º ano.

Na Educação Infantil foi trabalhado as habilidades de acordo com a modalidade, da mesma maneira no Fundamental II e EJA (Educação de Jovens e Adultos). De acordo com frequência participaram 232 pessoas.  Entres professores, gestores coordenadores pedagógicos, supervisores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação. Nessa Jornada Pedagógica todos os participantes terão direito a um certificado com uma carga horária de 16 horas dará de uma carga horaria de 16 horas.

Secretaria Municipal de Educação fez um comunicado de uma exposição durante a jornada pedagógica sobre os trabalhos realizados pela Secretaria e as Escola do Sistema Municipal de Ensino, na ocasião a Secretaria de educação fez a exposição do PME (Plano municipal de Educação); Diagnóstico das escolas municipais realizado em 2015; Plano de ações Educacionais da Secretaria Municipal de Educação; Relatório de Gestão da Secretaria Municipal de Educação; Manual de Planejamento Pedagógico; Relatório da formação de professores sobre o ECA nas Escolas Municipais de cruz do Espírito Santo- PB; Manual de formação das merendeiras escolas municipais.

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Joaquim Fernandes de Carvalho localizada no Engenho São Paulo que tem como Gestora Eliene Barbosa de Lima participou com a seguinte exposição: o confeccionado pelos alunos com orientações dos professores Infância “o melhor tempo de semear”; do 1º ao 3º ano professora Alcilene; Maternal I Infância “Os primeiros rabiscos” professora Iza; Minha História “ Hora da imaginação” 4º ano; “Um pouquinho de nós” o aluno conta sua própria História, do 1º ao2º ano professora Alcilene; O primeiro livro do 5º ano, “ A infância”;  A infância dos alunos da EJA , da professora Jessyca Lúcia, com a seguinte frase de capa: “se uma nação perde seus contadores de história, ele perde sua infância.” Peter Handhe; “Nosso aprendizado em 2018” dos alunos da EJA professora Jessyca Lúcia.

Com a sequência da Jornada Pedagógica no dia seguinte em todas as Escolas Municipais o professor Beto Mendonça reuniu todos gestores e coordenadores pedagógicos e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação para entrega um manual de orientações sobre os procedimentos da jornada. Que são os seguintes: 1-Avaliação do ano letivo 2018, citandos as dificuldades que foram encontradas, que deve ser relatadas por todos os professores e também o diretor, que sejam anotadas para constar em um relatório; 2-Após a apresentação de todas as dificuldades, pedi aos professores sugestões para as dificuldades que enfrentaram durante o ano de 2018; 3- A direção deve elaborar um cronograma com todos os eventos que pretende realizar até  dezembro de 2019; 4- Organizar Metas e Ações para o Projeto Político-Pedagógico; 5-Planejar a acolhida dos alunos no primeiro dia de aula;6-Organização do Plano de Curso Anual; 7-Elaborar um relatório com fotos sobre o Encontro Pedagógico para ser enviada a Secretaria de Educação até o dia 28 de Fevereiro de 2019.

O professor Beto Mendonça, também orientou os procedimentos que devem ser adotados conforme exemplos do manual para o PPP (Projeto Político Pedagógico), de acordo com as quatro dimensões educacionais:  DIMENSÃO PEDAGÓGICA (Ações voltadas para melhoria do processo de ensino e aprendizagem, encontros, cursos, pesquisa e atividades extraclasse, etc.). DIMENSÃO DA GESTÃO ESCOLAR (Ações voltadas para melhoria do processo de ensino e aprendizagem, encontros, cursos, pesquisa e atividades extraclasse, etc.). DIMENSÃO ORGANIZACIONAL (Relações de trabalho, clima organizacional, avaliação dos resultados e processos, etc.). DIMENSÃO ORÇAMENTÁRIA FÍSICA E HUMANA (convênio, verbas, reformas, construção, otimização de espaço, aquisição   de mobiliário e materiais).

Devido um incidente que aconteceu as 11: 30 da manhã com falta de energia, foi preciso fazer uma troca de sala para lugares mais arejado, no período da tarde, com falta de energia as salas climatizadas não ofereciam condições para sequência da formação, mas mesmo com este acontecimento inesperado, no mais tudo transcorreu de maneira satisfatória.

 A Jornada foi encerrada no primeiro dia com um lanche e na ocasião a Secretária Municipal de Educação Genilda Ribeiro agradeceu a presença de todos os participantes e informou que as aulas que começaria dia 6 só começarão dia 11 de fevereiro acompanhando o calendário das Escolas Estaduais.

Por:  Beto Mendonça