Ex-ministro Mailson da Nóbrega visita a Escola que estudou em Cruz do Espírito Santo

30/10/2013 21:17

Na manhã do dia 26 de outubro de 2013 o ex-ministro da fazenda do governo Sarney Maílson da Nóbrega em vista a casa da família foi a Escola Estadual EFM Flávio Ribeiro Coutinho, que na época que ele estudou chamava Grupo Escolar Pelegrino de Carvalho.

Ele estudou as primeiras séries do ensino primário na década de 50 em entrevista o mesmo falou que a atual escola é muito diferente da que estudou, porque em 1985 com a grande enchente do Rio Paraíba a Escola Flávio Ribeiro foi atingida, e posterior a enchente foi totalmente demolida, passando a escola a funcionar por vários anos no prédio da Escola de EFM Fernando Milanez.

Na ocasião ele falou que teve um momento que marcou na escola foi quando cursava a 2ª série e a diretora da época Dona Maristela, chegou à sala e disse que ele estava promovido para 3ª série no meio do ano, por seu brilhante desempenho na série que estava cursando.

Desde as séries iniciais que tinha o gosto pela leitura e procurava com freqüência a biblioteca da escola, e ainda lembra alguns livros lidos por eles como: “Pureza” de José Lins do Rego, “Vinte Légua submarina” de Júlio Verne entre outros.

Quando foi estudar em João Pessoa dava aula particular de Matemática e Português, como também deu aulas para vários professores de Cruz do Espírito Santo em preparação para um concurso.

Após visita as dependências da escola ele deixou uma mensagem de motivação para os alunos de hoje e de amanhã sobre a dedicação aos estudos à leitura a freqüência um aluno não dever faltar, respeito com os professores e ter um sonho, ou seja, todos deve ter um sonho de prosperar de subir na vida eu diria que minha trajetória tem muito a ver com o acaso a sorte, sobretudo como mim dediquei a minha educação,    desde a começada aqui, com a professora particular Inês Cunha, mas nos diversos estágios como aluno de universidade e seminários e ainda hoje continuo aprendendo a vida  é um permanentemente aprendizado, terminando um curso não significa que você esta pronto, significa que você concluiu um etapa começa outra imediatamente posterior, cada vez mas desafiante. Eu terminei meu curso universitário com 38 anos, demorou porque tive de entrar no Banco do Brasil no interior da Paraíba em Cajazeiras.

Depois disso continuei estudando, o estudo é parte de minha vida permanentemente, o estudo das questões nacionais, estudos das questões internacionais, estudos dos desafios do Brasil, estudos do papel da educação no crescimento do país, estudo do ambiente político institucional  para forma as condições para um dia o Brasil se torna um país rico.

           Repito a mensagem é dedique-se, dedique-se, dedique-se, leia, leia, leia, a leitura é parte fundamental no processo da educação do Individuo.

 

Por : Beto Mendonça