Cruz do Espírito sedia festival de quadrilhas juninas
Aconteceu no sábado 22 de julho de 2023, mais uma ação da prefeitura municipal organizada através da Secretaria de cultura, turismo e eventos. Realizada no Ginásio de Esporte o “Rafão.”
A valorização da arte, cultura e das tradições nordestinas fizeram da quinta edição do Festival de Quadrilhas de Cruz do Espírito Santo um verdadeiro sucesso. As “juninas” ofereceram para o público um verdadeiro espetáculo, apresentando temas e narrativas com inovações, coreografias e muita beleza nos adereços juninos. Parabéns a todos que participaram!
A quadrilha teve origem na Inglaterra, no século XIII. Posteriormente, ela foi incorporada e adaptada à cultura francesa e se desenvolvendo nas danças de salão a partir do século XVIII. Assim, a quadrilha se tornou popular entre os membros da nobreza europeia. Com sua disseminação na Europa, a quadrilha chegou a Portugal. A partir do século XIX, a dança se popularizou no Brasil mediante influência da corte portuguesa, sendo muito bem recebida pela nobreza no Rio de Janeiro, então sede da Corte. Embora fosse uma dança dos meios aristocráticos, mais tarde a quadrilha conquistou o povo e adquiriu um significado novo e mais popular. Dessa maneira, se popularizou nos meios rurais como um festejo para agradecer a colheita e, ainda, homenagear os santos populares, São João, Santo Antônio e São Pedro.
Fonte: Prefeitura municipal e https://www.todamateria.com.br/quadrilha/