Cine Sesi Cultural chega a sétima edição na Paraíba

30/01/2013 00:24

 

Projeto que leva a arte cinematográfica para cidades onde não existe sala de projeção em funcionamento aporta pela sétima vez na Paraíba, a partir do dia 7 de setembro

 

O Cine Sesi Cultural está completando 10 anos em 2012. E a Paraíba ganha mais uma edição do projeto, que vai circular por 16 cidades do interior do Estado, começando por Lucena, entre os dias 7 e 9 de setembro.  A programação da mostra itinerante conta com um curta e um longa por noite e as exibições começam sempre às 18h30. O Cine Sesi Cultural é realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e idealizado pela diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa Vieira.

 

Entre 2002, quando foi criado, até hoje, o Cine Sesi já passou por 603 cidades do interior – algumas dessas cidades mais de uma vez - de 11 estados do País, atingindo mais de três milhões e setecentas mil pessoas. Só no estado da Paraíba, nas seis edições passadas, foram 84 municípios contemplados, reunindo um público de mais de 600 mil pessoas. As projeções são feitas ao ar livre, em locais cedidos ao Sesi pelas prefeituras locais. Em Lucena, o cinema será instalado em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus. Depois de Lucena, o projeto vai passar por cidades como Bayeux, Mari, Cabedelo, Belém, Arara, São Mamede, Aparecida, Alhandra etc. O circuito do Cine Sesi na Paraíba segue até janeiro de 2013.

 

“Ao proporcionar a experiência cinematográfica dentro da comunidade, o Cine Sesi comprova que há espaço para a inserção de equipamentos que tornem as exibições periódicas. O projeto tem como intenção ainda proporcionar ao interior do País, que tanto inspira as produções de cinema nacional, a possibilidade de se enxergar na grande tela, num belo espelho de culturas, cenários, histórias e personagens semelhantes ao povo do lugar; abrir a possibilidade para uma viagem inusitada diante de outras experiências e lugares”, reflete Lina Rosa. Cada município ganha três noites de exibição, sempre com um curta e um longa por dia. Na programação, estão os curtas Até o Sol Raia (PE), Tyger (SP) e Vida Maria (CE) e os longas O Palhaço, Eu e meu guarda-chuva e Enrolados.

 

CRITÉRIOS DA CURADORIA - A escolha dos longas é pautada pelas seguintes exigências: filmes com bom padrão de qualidade técnica e de conteúdo, tendo a sexta-feira como espaço para a comédia, o sábado voltado para a reflexão e o domingo para o encontro da família; filmes que ainda não foram exibidos em canais de TV abertos; filmes que fazem parte da produção de cinema nacional prioritariamente ou que valorizem profissionais brasileiros; filmes que caibam na indicação de todas as idades (levando em consideração o fato de as exibições serem ao ar livre, filmes indicados para o público acima de 14 anos não podem ser selecionados); filmes que priorizem não somente o divertimento dos espectadores, mas a formação de plateias inteligentes; por fim, filmes que estejam liberados para as projeções do Cine Sesi. Lamentavelmente, determinadas películas que se encaixariam perfeitamente no projeto ainda não estão liberadas para a itinerância.

 

OFICINAS DE ANIMAÇÃO - A sétima edição do Cine Sesi Cultural na Paraíba vai oferecer duas oficinas de stop motion gratuitas e uma palestra temática, ambas nas cidades de Cabedelo e São Mamede. O resultado do trabalho é exibido no formato de curta-metragem nas exibições itinerantes. Entre os vários curtas produzidos dentro das oficinas do Cine Sesi, alguns já entraram na lista de finalistas da categoria Futuro Animador do Festival Anima Mundi. Nesta edição a oficina e palestras terão como tema: “Um Encontro Animado”, que contará com exibição de filmes e uma conversa sobre a mágica do cinema de animação. Durante a oficina, os alunos tomarão conhecimento sobre a história da animação, com vivências práticas da linguagem. Além de vivenciarem a experiência de criação, planejamento e produção de filmes de um minuto cada. Análise dos resultados. Podem participar estudantes a partir de 16 anos, professores e pessoas ligadas à arte-educação e cultura.

PROGRAMAÇÃO:

CURTAS

Até o Sol Raiá (PE)

No filme, personagens criados por um artesão em barro ganham vida própria e agitam uma vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta une a tradição do artesanato em barro com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura nordestina. Prêmios recebidos: AnimaMundi 2007 RJ - Melhor Primeira Obra; AnimaMundi 2007 SP - Melhor Curta Metragem Brasileiro; AnimaMundi 2007 SP - Melhor Primeira Obra; Cine PE 2008 - Prêmio Especial do Júri Oficial; 31º Festival Guarnicê de Cinema - Prêmio de Melhor Roteiro; 1º Festival de Cinema de Triunfo - Melhor Direção de Arte - Júri Oficial; 1º Festival de Cinema de Triunfo - Melhor Curta-Metragem Nacional - Júri Popular; 3º Animaserra - Prêmio Vencedor Absoluto.

https://www.fantochestudio.com/ateosolraia/premios.html

Vida Maria (CE)

"Vida Maria" é um belíssimo curta de pouco mais de oito minutos, que fez maior sucesso no Festival de Cinema de Pernambuco (Arte Cine PE). A animação, produzida quase que inteiramente por Márcio Ramos, conta de forma concisa e com toques de humor a contradição entre os desejos pessoais e a realidade que se impõe a qualquer pessoa. Narra a história de Maria, durante seu trabalho no sitivo onde vive. Vai dos cinco aos 45 anos e passa todo o seu estilo de viver para sua filha Lurdes.

 https://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=4910

Tyger (SP)

Dirigido por Guilherme Marcondes, Tyger é uma animação de 5 min que conta a história de um enorme tigre que aparece misteriosamente numa grande cidade. Ele vai revelar a realidade escondida numa noite que poderia ter sido como qualquer outra.

LONGAS

O Palhaço (Brasil)

Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e HossenMinussi), Dona Zaira (TeudaBara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.

Eu e meu Guarda-Chuva (Brasil)

Eugênio (Lucas Cotrim) é um garoto de 11 anos que jamais se separa do guarda chuva herdado de seu avô. No último dia de férias ele e Cebola (Victor Froiman), seu melhor amigo, precisam entrar na sombria casa onde fica sua nova escola. O motivo é para resgatar Frida (Rafaela Victor), a grande paixão de Eugênio, que foi sequestrada pelo fantasma do Barão Von Staffen (Daniel Dantas). O filme conta com roteiro de Adriana Falcão, Marcelo Gonçalves e Bernardo Guilherme, e direção de Toni Vanzolini. Trata-se de uma co-produção entre o Conspiração Filmes e a 20th Century Fox, e traz no papel principal o jovem ator Lucas Cotrim, como Eugênio. O filme é baseado no livro homônimo de Branco Mello e Hugo Possolo.

Enrolados (EUA)

Quando Flynn Rider, o bandido mais procurado e encantador do reino, se esconde em uma misteriosa torre, acaba sendo feito refém por Rapunzel, uma bela e esperta adolescente, dona de um enorme cabelo dourado de 21 metros de comprimento, que está confinada na torre. Então, na esperança de ter finalmente encontrado seu bilhete de saída do cativeiro onde permaneceu durante anos, essa captora fora de série sela um pacto com o belo ladrão.  Também disponível em Disney Digital 3D™, ENROLADOS vai contar uma história de aventura cheia de romance, humor e cabelo... muito cabelo! https://www.disney.com.br/filmes/enrolados/pelicula.php

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

(INSERIR INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA LOCAL)

Comunicação nacional Cine Sesi
Aponte Comunicação – 81 3427.1999 – www.aponte.com.br

Dani Acioli – (81) 9999.1358 | daniacioli@aponte.com.br