Celebração em Cruz do Espírito Santo Sexta Feira Santa
As 15 horas desta sexta feira 19 de abril de 2019 aconteceu a celebração da Paixão e morte de nosso senhor, e procissão com celebrante Padre Cicero Salvador, seguida teve início a procissão pelas ruas da cidade até a Igreja do Divino Espírito Santo.
O ponto alto da Sexta-feira Santa é a celebração das 15 horas, horário em que Jesus foi morto. É a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. Nas leituras, meditamos a Paixão do Senhor, narrada pelo evangelista São João (cap. 18), mas também, prevista pelos profetas que anunciaram os sofrimentos do Servo de Javé. Isaías (52,13-53) coloca, diante de nossos olhos, “o Homem das dores”, “desprezado como o último dos mortais”, “ferido por causa dos nossos pecados, esmagado por causa de nossos crimes”. Deus morreu por nós em forma humana.
Neste dia, podemos também meditar, com profundidade, as “sete palavras de Cristo na Cruz” antes de sua morte. É como um testamento d’Ele:
“Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”;
“Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”;
“Mulher, eis aí o Teu filho (…) Eis aí a Tua Mãe”;
“Tenho Sede!”;
“Eli, Eli, lema sabachtani? – Meu Deus, Meu Deus, por que Me abandonastes?”;
“Tudo está consumado!”;
“Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!”.
A Procissão da Matriz do Divino Espírito Santo saiu da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, e percorreu as ruas Padre Herculano, Monsenhor José João, Rivaldo Cabral Loteamento Rafael Fernandes, lateral do Estádio Antonio Carneiro da Cunha Neto, Professora Maria Dutra Paiva, Praça Renato Ribeiro Coutinho, Cesar Cartaxo, Dr. João da Mata, Rodovia PB 004, Epitácio Pessoa até a Praça Lourival Lacerda em Frente a Matriz do Divino Espírito Santo, este ano foi realizado um trajeto diferente dos anos anteriores.
No final da procissão o padre Cícero Salvador agradeceu a presença de todos os fiéis das comunidades que pertence a Matriz do Divino Espírito Santo, e falou o exemplo do museu do de Petrópolis no Rio de Janeiro, que sofreu um incêndio no ano passado, devido um curto circuito da energia elétrica e da Catedral de Notre-Dame em Paris na França, sofreu também um incêndio, e mencionou que a Matriz se encontra na mesma situação com um instalação elétrica muito antiga a base de gambiarras, que precisa ser mudadas, em virtude dessa necessidade convida todos os presente para um show Luz do padre Nilson Nunes no dia 18 de Maio de 2019, no Estádio Antônio Carneiro da Cunha, a arrecadação com o evento será para fazer a nova instalação elétrica da Matriz.
Finalizando com uma benção e pediu que todos saíssem em silencio para suas cassas, e informou que no sábado as 22 horas será realizado a missa da vigília pascal.
Por: Beto Mendonça