Celebração do domingo de Páscoa
As 16 horas deste domingo 21 de abril de 2019 aconteceu a celebração da Missa da ressurreição e primeira eucaristia para crianças e jovens com celebrante Padre Cicero Salvador, em seguida teve início a procissão pelas ruas da cidade até a Igreja do Divino Espírito Santo.
Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã.
Nessa celebração do domingo de Páscoa recebeu a primeira eucaristia 80 crianças e jovens que vinha sendo preparo para este momento especial a mais de um ano por 8 catequista da Matriz do Divino Espírito Santo. Eucaristia significa reconhecimento, ação de graça, em grego, é uma celebração da Igreja católica, para lembrar da morte e ressureição de Jesus Cristo, é também chamado de comunhão.
Para receber a eucaristia, é necessário fazer a catequese, que são encontros onde as pessoas aprendem sobre Deus, a Bíblia, uma reflexão sobre o catolicismo. Após a catequese, aí sim o indivíduo está preparado para fazer a primeira comunhão, que geralmente é feita com 7 anos de idade, o que não impede que outras pessoas se convertam ao catolicismo, e façam depois. A eucaristia é um dos sete sacramentos, que é quando as pessoas recebem a hóstia, o símbolo do corpo de Cristo em cada um que faz a comunhão.
A eucaristia é o próprio sacrifício do corpo e do sangue de Jesus, é o banquete de Deus, onde ele reparte o pão e o vinho, representado pela hóstia, e relembrando o momento que Jesus o fez, com seus apóstolos, e cada indivíduo tem o direito de fazer a comunhão. Antes da comunhão, as pessoas têm que estar livres dos seus pecados, fazendo a confissão para um padre.
O significado da eucaristia é receber a hóstia como o corpo de Cristo que ele ofereceu na cruz, e o vinho é seu sangue derramado para remissão da humanidade. No catolicismo, a transubstanciação ocorre durante a eucaristia, ou seja, existe uma mudança de substância, e o pão se transforma no corpo de Cristo e o vinho no sangue de Cristo.
Após a celebração a Procissão saiu da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, e percorreu as ruas Epitácio Pessoa, Cesar Cartaxo, Dr. Travessa Santo Antônio até a Praça Lourival Lacerda em Frente a Matriz do Divino Espírito Santo. Finalizando com uma benção e pediu que todos ajudassem na campanha pela rede elétrica da matriz e contava com todos os presentes no show Luz do Padre Nilson Nunes no dia 18 de maio no Estádio Antonio Carneiro da Cunha.
Por: Beto Mendonça