5ª Semana Eixo Educação e Direitos Humanos - O Totalitarismo
Principais Características do Totalitarismo
O Totalitarismo é uma prática política calcada nas ideologias dos governos autoritários, onde o Estado possui poderes absolutos (todos os setores da sociedade) sobre as vidas dos cidadãos, de forma que os indivíduos são subordinados aos seus interesses
No mundo, o totalitarismo teve um grande avanço a partir do século XX junto à crise do capitalismo internacional, das democracias liberais, bem como a profunda crise econômica mundial (após a crise de 1929) surgida no período do pós-guerra.
O aumento da inflação, desemprego, falência, miséria e fome, levou a ascensão de regimes totalitários, cujos exemplos mais significativos são: o stalinismo russo, o nazismo alemão e o fascismo italiano. A ideia dos líderes totalitários era encontrar forma de restabelecer a ordem social e capitalista impedindo assim, o avanço do socialismo.
Uma das principais características do totalitarismo é a formação de um partido único (unipartidarismo), conduzido por um líder autoritário. Assim, por meio de uma ideologia oficial e hierarquia rígida, todos os cidadãos são submetidos e controlados por órgãos de repressão política (polícia e o exército, por exemplo).
Esse tipo de regime político gera muita violência posto que as pessoas que não se alinham aos interesses do Estado são punidas de maneira severa, por exemplo, através da torturas e prisões, baseados, portanto, na coerção física e psicológica.
Outra importante característica dos regimes totalitários é a censura aos meios de comunicação, sejam jornais, revistas, rádio e televisão. Sendo assim, há uma grande proliferação da propaganda política do Estado com o intuito principal de exaltar a personalidade de seus líderes bem como controlar os cidadãos ao divulgar a ideologia oficial.
Sem espanto, o intervencionismo econômico é outra importante característica do totalitarismo, visto que o controle geral da economia fica a cargo do Estado.
Saiba mais em Economia Planificada.
Em resumo, o totalitarismo é uma prática política onde o Estado é forte e autoritário, o qual absorve o poder em diversos setores da sociedade: social, econômica, cultural, política.
Totalitarismo no Brasil
No Brasil, o período denominado Estado Novo (1937-1945) levou Getúlio Vargas ao poder inspirado nas ideologias nazifascistas. Com características dos regimes totalitários, a ditadura no Brasil esteve concentrada na figura do presidente, onde a censura e repressão foram os aspectos mais importantes desse período.
Totalitarismo em Portugal e Espanha
O totalitarismo se espalhou por diversas partes do mundo através de figuras denominadas ditadores. Oposto as práticas democráticas e da garantia aos direitos individuais surgiram na península ibérica, regimes totalitários fundamentados na ideologia fascista: o salazarismo e o franquismo.
Em Portugal o Salazarismo apresentava um governo ditatorial donde os poderes estavam centrados na figura de António de Oliveira Salazar, que somente terminou em abril de 1974 com a Revolução dos Cravos.
Enquanto isso na Espanha o general Francisco Franco fez explodir uma sangrenta guerra civil no país em 1936, contra a república espanhola que somente terminou em 1939. Esse período ficou conhecido como Franquismo.
Fonte: /www.todamateria.com.br/historia/ Acessado no dia 26 de maio de 2020
Disciplina História
Serie: 9º Ano
Atividade sobre o Totalitarismo
1 Ler o texto sobre as principais características do Totalitarismo e fazer um resumo.