3ª Semana - Eixo saúde - Gripe Espanhola

19/05/2020 21:47

Gripe Espanhola

 

Gripe Espanhola foi uma pandemia que aconteceu no início do século XX, resultando na morte de 50 milhões de pessoas, segundo as estatísticas tradicionais. A doença recebeu esse nome por conta da divulgação que ela teve na imprensa espanhola e aproveitou-se do cenário da Primeira Guerra Mundial para espalhar-se pelo mundo. Não se sabe onde ela surgiu, mas acredita-se que tenha sido no interior dos Estados Unidos.

Essa doença chegou ao Brasil em setembro de 1918 e espalhou-se por todo o país, alcançado até locais remotos. Ela promoveu grandes impactos nos maiores centros brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro, infectando milhares de pessoas neles. A doença provocou a morte de 35 mil indivíduos em nosso território.

Gripe Espanhola no Brasil

O Brasil também foi afetado pela Gripe Espanhola, e a doença chegou ao nosso país durante a segunda onda. Fala-se que a contaminação brasileira com a Gripe Espanhola ocorreu quando uma embarcação inglesa, o Demerara, atracou em três cidades do Brasil, em setembro de 1918: Recife, Salvador e Rio de Janeiro.

A partir daí, começaram a ser registrados os primeiros doentes de Gripe Espanhola aqui. A doença espalhou-se por todo o território nacional, e o nosso quadro foi o mesmo percebido em outros locais do mundo. As grandes cidades foram as mais atingidas, e a situação levou os governos a tomarem medidas extremas de prevenção.

As aglomerações foram proibidas em locais, a exemplo da cidade de São Paulo. Determinou-se também o fechamento de escolas, bares, restaurantes, repartições públicas etc. Os sistemas de saúde não aguentaram a quantidade de pessoas doentes: só em São Paulo, por exemplo, acredita-se que metade da população adoeceu.

À medida que a doença avançava, registrou-se uma quantidade de mortes por dia em uma velocidade absurda. Não havia caixões para a quantidade de mortos, e os cemitérios não tinham capacidade para enterrar tantos corpos ao mesmo tempo.

Entre os doentes e mortos, estava o presidente eleito em 1918, Rodrigues Alves. Ele assumiria em 15 de novembro de 1918, mas, doente, não conseguiu e faleceu em janeiro de 1919. Aqui no Brasil, estima-se que a quantidade de mortos tenha sido de 35 mil pessoas.

Vítimas

Em todo o mundo, as estatísticas tradicionais apontam que a Gripe Espanhola foi responsável pela morte de 50 milhões de pessoas. Algumas estatísticas falam em até 100 milhões de mortos, e acredita-se que 1/3 da população mundial tenha contraído a doença. A Gripe Espanhola foi, portanto, uma das maiores epidemias da história.

Publicado por: Daniel Neves Silva

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/gripe-espanhola.htm. Acessado no dia 11 de maio de 2020

 

ATIVIDADE

 

1- Leia o texto sobre a gripe espanhola que foi uma pandemia que aconteceu no mundo há 102 anos semelhante ao COVID- 19 e faça seu comentário.