A Matriz do Divino Espírito Santo recebe o cardeal Orani Tempesta
Na tarde do dia 25 de setembro de 2022 a Matriz do Divino Espírito Santo recebeu a visita do cardeal Oranir João Tempesta. A convite do padre Cicero Salvador capelão da polícia Militar da Paraíba, Coronel Tibério, vice-governadora Lígia Feliciano, prefeita Aliny Povão, vice-prefeita Wilma Victor. Vereadores secretários municipais. Empresário Eduardo Ribeiro Coutinho proprietário da usina São João.
Dom Orani Tempesta nesta visita, fez a benção da tradicional Cruz histórica, a qual deu nome à cidade e a imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal. O momento marcou os 51 anos da última visita do cardeal do Rio de Janeiro, Dom Jaime Câmara a Paraíba, que aconteceu em 1951 por ocasião do Jubileu do então Arcebispo Dom Moisés.
Segundo Pe. Cícero Salvador a Cruz que retrata a História do nome do município e mencionou que de acordo com o livro de tombo da Matriz, relatado pelo Padre Monsenhor José João, no ano de 1963 foi realizado uma reforma no Cruzeiro da Praça Lourival Lacerda Antiga Praça Rio Branco, na administração do então prefeito Antônio Carneiro da Cunha Neto, sendo subsistida a Cruz de madeira de 1907 por uma Cruz de alvenaria, após a retirada da Cruz o padre José João mandou colocar a Cruz no Cemitério dos pagãos (bexiguento) localizado na Fazenda Espírito Santo, ficando neste local até 2019.
Durante a visita Dom Orani Visitou o Engenho São Paulo e a prefeitura municipal, e a celebração na Matriz do Divino Espírito Santo teve a participação de todas as comunidades que compõem a Matriz.
Por: Beto Mendonça